O Método Magical Process – entenda por que é eficiente!

Muitas técnicas… pouco resultado! Por que?
9 de Abril de 2018

O método

O método Magical Process consiste em 3 pilares principais. São eles:

Melhora da saúde como um todo

Acreditamos que a beleza da pele e do corpo no geral é um reflexo de como está nosso organismo, então através de uma boa alimentação e hidratação correta, conseguimos desintoxicar o corpo. Isso faz com que a pele que é um órgão de proteção e não essencial seja melhor beneficiada pelos nutrientes que a pessoa ingere.

Isso é muito importante por que estamos indo na contramão da indústria da beleza, que tem se preocupado somente com o externo, e nós queremos que a pessoa tenha uma solução concreta para o problema que ela está tentando tratar, não somente uma maquiada em algo que o corpo está tentando mostrar. Muitas vezes as manchas no rosto podem ser um sinal que o fígado ou intestino está com algum problema. Por isso sempre indicamos as nossas clientes que consulte um médico e peça exames de rotina.

Aumento da densidade da pele

É comum observar em uma pele manchada que ela tem um aspecto diferente da parte onde não há mancha. Normalmente por que aquela pele perdeu densidade. E isso facilita o aparecimento da mancha. Para entender melhor este ponto, vamos falar brevemente sobre biologia celular e a fisiologia da pele.

Dito de maneira simples a nossa pele possui 2 camadas principais, a derme e a epiderme. Na derme encontramos proteínas como o colágeno e a elastina, que são estruturais (como o próprio nome diz, dá estrutura e forma). Algumas coisas causam o deterioração dessas proteínas tão importantes e a pele perde um pouco da densidade, é importante ressaltar que uma das funções da derme é nutrir a camada logo a cima, a epiderme, então você pode imaginar  que um desestruturamento da derme vai gerar consequências na epiderme.

Na camada basal, isso é, a camada que separa a derme da epiderme, encontra-se o melanócito. Ele é responsável por produzir um pigmento chamado melanina, a melanina é produzida na nossa pele como uma forma de resposta para nos proteger de agressões externas, como raios UV.

O melasma acontece quando há uma super produção deste pigmento.

Agora imagine o seguinte: uma pessoa que esta com a densidade da pele comprometida, não está se hidratando direito e ainda não consome minerais e vitaminas o suficiente nem para mandar para os órgãos prioritários, quanto mais para a pele, que não é considerada vital, embora seja o maior órgão do corpo humano. Se esta mesma pessoa passar por um processo de mudanças hormonais como no caso da gravidez, ou até mesmo toma muito sol sem proteção nenhuma, só para exemplificar, quais você acha, que são as chances desta pessoa produzir uma mancha?

Então, o que queremos mostrar é que a questão vai muito mais além do sol ou hormônios por exemplo, temos que pensar a nível celular, o quanto nosso corpo esta preparado para receber determinado tratamento ou agressão, ou até mesmo descarga hormonal…

Bloqueio da produção de melanina

O maior desejo de um pasciente com melasma é retirar aquela mancha do dia para a noite, mas o caso é que como você pode perceber a mancha não apareceu lá dia para a noite, então envolve um processo para trata-la adequadamente. Primeiro pensamos em parar o processo, ou seja impedir que a célula continue produzindo mais pigmento, anulando qualquer outro tratamento que venha a ser administrado, e para isso usamos cosméticos que tornam o melanócito menos ativo, enquanto isso a pessoa passa por um processo de desintoxicação e melhora da saúde como um todo.

Um ponto importante que gostaríamos de destacar sobre o peeling, é que, primeiramente ele é uma agressão, pode causar um processo de inflamação na pele, e ai você pensa naquela pessoa que dei de exemplo que já esta com sua derme comprometida, epiderme pouco nutrida etc… expondo ainda sua pele a um processo de agressão inflamatória!

Não estamos dizendo que o peeling seja de todo mal. Mas definitivamente ele não é para qualquer pele! basicamente o que ele faz é varrer o pigmento depositado nas camadas de queratina da pele, as mais superficiais.

Ai você pode estar se perguntando, então no método Magical Process não tem a aplicação de peeling?

A resposta é: depende da mancha, da pele e da pessoa! Não existe regra! Cada pessoa é única, e responde de maneira única ao tratamento. Mas nunca realizamos o peeling em uma pessoa nas primeiras sessões. Encaramos a avaliação como a parte mais importante do processo.

Procuramos mudar hábitos, melhorar a saúde, cuidar da pele, aumentar sua densidade, toranar a melanogenese deficiente. Depois disso tudo a melhora da pele é impressionante, e muitas pessoas não querem aplicar peeling, mas há casos em que a pele já passou por muitos processos de agressão, algumas pessoas já fizeram lasers, peelings fortíssimos, então a pele sofreu um efeito rebote, ou seja, o melanócito esta tentando proteger aquela pele como louco, e produziu muito pigmento; nestes casos, após todo o trabalho de desintoxicação e tratamento da pele, ainda resta pigmento e ele pode ser removido sim com um peeling que deve ser feito de maneira responsável e após uma avaliação cuidadosa da pele.

O método Magical Process

por Cristiani Balduino Turatti (bióloga)